quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Pesquisa verifica o nível de metais pesados em pontos do Lago de Sobradinho


A utilização intensiva de agroquímicos nos solos de áreas cultivadas pode aumentar o teor de metais  pesados disponíveis às plantas, podendo gerar, também, uma contaminação na água. Pensando em analisar os níveis de metais presentes no Lago de Sobradinho, pesquisadores avaliaram a qualidade da água nas regiões de maior influência das atividades agrícolas.

imagem
Foto: Fernanda Birolo
Ao todo, foram usados 26 pontos de coleta localizados nos municípios de Sobradinho, Remanso, Sento Sé e Casa Nova. O material da pesquisa foi coletado em março e maio de 2012, período  de  menor evaporação líquida e maior cota do Lago.

As amostras apresentaram teores totais de zinco, cobre e chumbo abaixo do limite estabelecido pela  legislação  brasileira e acima para os metais ferro e cádimo, em todos os municípios e em ambas  as épocas de amostragem. Níquel e crômio apareceram com teores  acima do permitido em pelo menos um ponto de coleta.

A pesquisa mostra, ainda, que o aumento da concentração dos elementos na segunda época tende a  se relacionar com o solo solo que é arrastado para dentro do Lago na época chuvosa. A presença de metais pesados que conhecidamente estão presentes em alguns fertilizantes e agrotóxicos normalmente utilizados na atividade agrícola da região, são indicativo da influência desta na  qualidade ambiental da água do Lago de Sobradinho.

Para mais informações sobre o estudo, clique aqui para ler o artigo "Avaliação da concentração dos metais pesados na água do Lago de Sobradinho-BA", que faz parte da série Lago de Conhecimentos.