segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Pesquisa avalia uso de água em cultivo de cebolas

A cebola é uma das hortícolas de alta relevância para o mercado econômico no Brasil. Os estados que apresentam seu considerável cultivo estão na região Nordeste, Pernambuco e Bahia concentram quase toda sua produção nos perímetros irrigados do submédio São Francisco.

Foto: Fernanda Birolo
O Nordeste utiliza bastante o método da fertirrigação, que apesar de ser operado em todo o país e em variadas culturas, ganha destaque nessa região por seus polos produtores de frutas e hortícolas, em níveis muito expressivos, empregarem esse sistema de irrigação localizada.

Motivados a avaliar a influência do manejo da água e os nutrientes na produtividade da cebola, pesquisadores compararam os métodos de irrigação por gotejamento e por sulco na cultura Allium cepa L., ou alfa tropical, em áreas de produtores nos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé, na Bahia.

Foi notado que nenhum dos recursos interferem as características químicas dessa hortícola, mas que sua maior produtividade deu-se no tratamento de irrigação por gotejamento. Este também ajudou na economia de água em cerca de 42%, em comparação a irrigação por sulco.

Para mais resultados e informações, acesse aqui o "Manejo de água e nutrientes na cultura da cebola sob irrigação por gotejamento", artigo que faz parte da série Lago de Conhecimentos.