segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Pustumeira é indicada como boa opção para alimentar rebanhos

 A busca por forrageiras tolerantes à seca vem sendo estudada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Semiárido ao longo de sua atuação, pois durante muito tempo ela foi usada com a vegetação da Caatinga como meio de alimentar rebanhos.

Foto: Francisco Pinheiro de Araújo
Os pesquisadores da Embrapa Semiárido observaram que houve um grande esforço em desenvolver  ração para os rebanhos através de forrageiras como o capim-buffel e gramíneas exóticas. Mas o cultivo dessas espécies causou também um relevante desequilíbrio ecológico, como o desgaste das camadas superficiais dos solos e até o surgimento de pragas.
 
Avaliando um cultivo racional para essa prática, foi indicada a Pustumeira, que tem potencial forrageiro e aparece de forma espontânea na caatinga, além disso, a espécie consegue aproveitar de forma mais razoável os recursos disponíveis na região. Uma de suas importantes características é a resistência à seca.

As análises feitas em laboratório da Embrapa mostraram que a pustumeira possui expressivos valores nutritivos, como a proteína bruta. Ela é bem adaptada ao clima do Semiárido é capaz de ser cultivada nas áreas já desmatadas ou que estão em descanso, e pode ser consumida tanto diretamente pelos animais, como também nas formas de feno e silagem.

Para mais informações e instruções, acesse aqui a publicação "Pustumeira: Uma nova e boa opção forrageira para áreas de Sequeiro", que faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.