segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Estudo avalia método para enriquecer solos e plantações

Apesar de ter um considerável espaço como produtor de manga através de sistemas de irrigação, o Vale do São Francisco possui solo de textura arenosa e pouca quantidade de matéria orgânica.  Esses fatores, em combinação à altas temperatura e insolação, podem atrapalhar o crescimento e desenvolvimento de culturas como a Kent.

Uma alternativa estudada pela Embrapa Semiárido para enriquecer o solo e o cultivo dessas plantações é o uso de coquetéis vegetais, que significa uma mistura de vários tipos de sementes, como leguminosas, gramíneas, oleaginosas e outras.

Fotos: Maria Aparecida do Carmo Mouco
 O uso delas na mesma área, e ao mesmo tempo, tem capacidade de fornecer diversos nutrientes,  aumentar a capacidade de retenção de água e controlar a temperatura do solo, além de melhorar sua cobertura, exploração, e características químicas e físicas.

Outros benefícios da aplicação do coquetel vegetal é que ele também pode colaborar para um maior vigor das plantas e sua maior absorção de nutrientes, como observaram os pesquisadores ao analisar resíduos durante as podas das mangueiras em formação.

Saiba mais sobre as espécies indicadas para o coquetel vegetal, como implantá-lo e manejá-lo em seu pomar acessando aqui o folheto "Coquetéis Vegetais a Implantação do Pomar de Mangueiras 'Kent'", que faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.