segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Estudo explora potenciais e limitações de solos no município de Remanso-BA

 O crescimento da agricultura no Vale do Submédio São Francisco, fez com que muitas áreas de solos arenosos (bastante encontrado na região Nordeste) fossem usadas, mas, esse tipo de solo acumula um número menor de nutrientes, apresentando assim pouca ou nenhuma capacidade de cultivo.

 A baixa capacidade desse tipo de solo em conservar matéria orgânica limita o seu uso para produção agrícola, e quando mal manejado, pode aumentar o desgaste dessa superfície, assim como o desmatamento, e os riscos de contaminação das fontes hídricas pelo uso desregrado de defensivos e fertilizantes.


 A fim de contribuir para a sustentabilidade das atividades agrícolas e ampliar o conhecimento sobre essa especificidade de solo, um grupo de pesquisadores da Embrapa Semiárido caracterizou e classificou quatro perfis de solos encontrados no município de Remanso, no estado da Bahia.

O resultado dessa pesquisa está no artigo "Potencialidades e limitações para o uso agrícola de solos arenosos na região Semiárida da Bahia", que faz parte da série Lago de Conhecimentos. Acesse aqui para ler o artigo completo.