segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Material ensina a cultivar orgânicos em sua propriedade

As verduras e legumes são importantes para a saúde. Ricas em vitaminas e sais minerais, elas não devem faltar à mesa. Para estimular o consumo destes alimentos, e quem sabe o aumento da renda familiar com a venda deles, a Embrapa Semiárido preparou um pequeno curso para a produção de hortas.


O material faz um roteiro pequeno e simples de como criar sua horta, que vai desde a classificação das hortaliças, até o processo de escolha das sementes a serem plantadas, que deve levar em conta a região e época de plantio, pois elas possuem características próprias para conseguirem se desenvolver.

Outro ponto importante é a localização da horta, que precisa de boa iluminação diurna, bom terreno, com proximidade da casa e de fontes de água para regar e capinar quando necessário.  Além disso, é importante pensar nas ferramentas necessárias para a manutenção da horta, como enxada, pá, adubos e outros materiais que podem ser vistos no curso.

O manual explica ainda o sistema de plantio das hortaliças, o solo adequado e sua preparação para garantir um bom desenvolvimento à planta, métodos de irrigação, assim como a produção de mudas, o transplantio e o cuidado com as pragas e doenças que também podem afetar a horta.

Para acompanhar mais informações e instruções específicas sobre o manejo adequado dessas plantações, acesse aqui o "Curso sobre hortas em cultivo orgânico", publicação que faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.