segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Pesquisador levanta questões sobre desgastes do Bioma Caatinga

A Caatinga ocupa uma área de aproximadamente 900.000 km², área que se estende desde estados do Nordeste até parte do norte de Minas Gerais. Essa vegetação tem grande adaptação a condições de aridez, mas sua exploração descontrolada com processos erosivos e queimadas a coloca no status de ecossistema menos preservado.

Foto: Marcelino Ribeiro
As regiões áridas possuem potencial suficiente para um desenvolvimento sustentável de suas populações, mas as atividades voltada para o desenvolvimento de sistemas pastoris tem levado solos e vegetação a um forte empobrecimento.

O engenheiro florestal da Embrapa Semiárido, Iêdo Bezerra Sá, realizou um curso na cidade de Remanso-BA para explicar e conscientizar produtores sobre a vegetação da Caatinga e seus processos de desertificação, abordando, por exemplo, a vegetação da caatinga e sua importância, o conceito e processos de desertificação nesta área, e ainda as atividades produtivas em comparação a desertificação.

Para ler e entender mais sobre o assunto, acesse aqui a publicação "Curso sobre Práticas de manejo e conservação dos solos: a vegetação da caatinga e os processos de desertificação",  texto que faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.