quarta-feira, 11 de maio de 2011

Embrapa e Chesf atuam para aumentar produção leiteira nos municípios da borda do Lago de Sobradinho-BA

Seu Ranulfo quer melhorar produção de leite do rebanho
Seu Ranulfo Lopes Almeida é um agricultor da zona rural de Remanso (BA). Na sua propriedade, cria em torno de 300 cabeças de caprinos, basicamente. Cerca de 100 são cabras e a produção leiteira é aproveitada por sua esposa para elaboração de doces e queijos que comercializa em feiras e eventos na cidade.
Na época de chuva, a ordenha das cabras costuma render cerca de 32 litros de leite por dia. Na seca, devido à pequena disponibilidade de forrageiras cultivadas (capim, leucena, palma) e nativas, a quantidade despenca quase pela metade para 18-20 litros/dia. Quando a estiagem fica mais intensa, “às vezes é preciso comprar algum farelo no comércio. Não tem dinheiro que dê”, lamenta Ranulfo.


Enfrentar - A superação de dificuldades como as enfrentadas por seu Ranulfo está nos planos do projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, em execução por pesquisadores e técnicos da Embrapa semiárido e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).


Este projeto conta com 14 Planos de Ação que perseguem o objetivo de elevar a produtividade das atividades agrícolas nos municípios baianos de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.