Alevinos são colocados em tanques-rede no lago |
O sonho de todos é um só: melhorar a qualidade de vida através do aumento da renda familiar. É com esse intuito que produtores dos municípios localizados na borda do Lago de Sobradinho, na Bahia, estão recebendo um incentivo especial para o cultivo de peixes.
A iniciativa faz parte do projeto "Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA", realizado em parceria entre a Embrapa Semiárido e a Companhia Hidro Elétrica do Vale do São Francisco (Chesf).
As atividades envolvem associações produtoras de peixes, que possuem outorga de uso da água e estão dentro do processo para obtenção do licenciamento ambiental para cultivo em tanques-rede. A intenção dessas ações é fortalecer a piscicultura na região através da melhoria dos sistemas de produção já existentes.
"As associações sabem como produzir, mas ainda não sabem, por exemplo, qual o número exato de tanques-redes necessários para que cada família possa obter um salário mínimo de renda ao mês. Eles sabem que o que tem hoje é insuficiente. Então basicamente o que nós vamos fazer é demonstrar o planejamento de atividades, a gestão e o manejo correto", explica a pesquisadora Daniela Campeche, da Embrapa Semiárido.
"A criação de peixes é um potencial na economia dos municípios, e isso nos traz um grande resultado na economia familiar", reconhece o produtor Pedro César Vieira, da associação Boa Pesca, de Sobradinho. "A expectativa é que a gente tenha uma renda futuramente, trabalhando, claro, direitinho nas orientações técnicas".