segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Material informa a composição do mel e as boas práticas na sua colheita

O mel é produzido pelas abelhas melíferas e abelhas sem ferrão a partir do néctar coletado nas flores. No processo, as abelhas acrescentam substâncias glandulares (enzimas), que possibilitam a modificação dos açúcares, e em seguida desidratam o néctar.

Foto: Marcelino Ribeiro
Como as abelhas visitam muitas plantas, há diferentes tipos de méis, mas em modo geral, os méis são ricos em açúcares (principalmente glicose e frutose),algumas vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e pequena quantidade de aminoácidos.

Por ser usado como alimento, é essencial que o mel seja produzido de forma segura. Para não oferecer riscos à saúde dos consumidores, o produtor pode seguir às Boas Práticas de Fabricação (BPF).

As BPFs que devem ser feitas pelo coletor se baseiam em lavar muito bem as mãos em água corrente e sabão, utilizar touca,máscara e luvas cirúrgicas descartáveis. Além disso, o mel deve ser colhido em área fechada, para evitar exposição à poeira, pelos de animais ou qualquer outro tipo de sujeira e contaminações trazidas pelo vento ou pela exposição ao ar.

Para conhecer mais das boas práticas de fabricação acesse aqui o manual "Boas Práticas na Colheita de Mel de Abelhas sem Ferrão". O material faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.