quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Manual dá dicas para cultivo de melão no Vale do São Francisco

O melão é uma fruta que tem grande proveito para o agronegócio do Vale do São Francisco, principalmente por apresentar uma boa relação custo/benefício num curto período de cultivo, e por ter participação significativa nas exportações de frutas frescas.

São vários os tipos de melão cultivados no Brasil: Amarelo, Pele de Sapo, Gália, Cantaloupe, Charlantais e Hony Dew. 
No Vale do São Francisco, o melão pode ser plantado durante todo o ano, mas para alcançar melhores preços no mercado, o melhor é cultivá-lo nos meses de novembro a abril, pois nos demais meses, o mercado é abastecido pelos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, maiores produtores de melão do país.

O método de irrigação mais indicado para essa cultura é o gotejamento, pois o uso de tubos gotejadores com emissores mais próximos, que permite a formação de um bulbo molhado. Dentre suas vantagens, destaca-se a racionalização da lâmina de água que, comparado ao sistema tradicional de irrigação, pode economizar cerca de 50% do uso da água.

O uso da irrigação por gotejamento possibilita ainda a fertirrigação (quando a adubação é feita através da água). Esse método tem a vantagem de permitir a melhor distribuição dos fertilizantes ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura, além de reduzir os custos com mão de obra.

Acesse aqui o "Cultivo do Meloeiro no Vale do São Francisco" para saber mais sobre o solo adequado, plantio, produção de mudas, assim como a adubação e o combate às plantas invasoras, pragas e doenças na cultura do melão. O manual de instruções técnicas faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.