terça-feira, 20 de novembro de 2018

Estudo analisa cadeia produtiva do mel no entorno do Lago de Sobradinho

O território do entorno do Lago de Sobradinho desponta como uma região propícia para o desenvolvimento da apicultura por conta do pasto apícola abundante e o clima favorável para a criação de abelhas. Em mais um estudo divulgado pela série Lago de Conhecimentos, trazemos a pesquisa sobre a cadeia produtiva do mel do território da borda do Lago de Sobradinho.

Com o objetivo de identificar as potencialidades da criação de abelhas e incrementar a atividade apícola na região, o estudo busca identificar toda a cadeia produtiva, caracterizando os produtos apícolas no que diz respeito ao controle de qualidade, armazenamento, transporte e processamento e principais agentes envolvidos. A pesquisa também analisa a geração de renda da atividade para os municípios que compõem o território e identifica algumas questões relevantes para atender o mercado exportador.



Na conclusão, são apresentadas proposições que podem dinamizar essa cadeia produtiva. A pesquisa avalia que a atividade apícola na região registra menor custo de implantação e manutenção, melhor relação custo/benefício, além de apresentar um menor risco de comercialização. A produção, se operacionalizada de forma adequada, gera renda e melhora a qualidade de vida da população rural do território.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Cadeia produtiva do mel do território da borda do lago de Sobradinho, no Estado da Bahia”.