segunda-feira, 24 de setembro de 2012

2ª edição da Expo7Show é lançada em Sento Sé (BA)

A feira de agropecuária que movimentou o município de Sento Sé (BA) no ano passado terá uma nova edição em 2012, entre os dias 7 e 9 de novembro. O lançamento da Expo7Show aconteceu no dia 13 de setembro, na Câmara de Vereadores do município, contando com a presença de estudantes, professores, produtores, representantes de associações e empresários.
O objetivo do evento é contribuir com os produtores agropecuários, artesãos, empresários e alunos para tornar mais eficientes os sistemas de produção explorados no município, por meio da disseminação de tecnologias disponíveis.
Organizada pelo Colégio Estadual Sete de Setembro, a feira envolve a participação de todos, desde a direção e professores até alunos e colaboradores. Também é apoiada pela Embrapa Semiárido e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que, juntas, realizam na escola atividades do projeto Lago de Sobradinho. Conta ainda com a parceria do Sebrae, da Associação Velas do São Francisco e da Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé.
Na primeira edição, realizada em novembro de 2011, mais de mil pessoas passaram pela feira. “A grande repercussão municipal e regional nos impulsionou a dar continuidade a esse grandioso evento, considerado importante por todos que realizaram, visitaram e contribuíram para o seu desenvolvimento”, afirma Adébora Almeida, diretora do colégio.
Preparação – A exposição das tecnologias na área aberta da escola é elaborada pelos estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária e Agronegócio, que, acompanhados pelos professores, pesquisam, fazem os plantios, montam as maquetes e os equipamentos, e se preparam para oferecer explicações aos visitantes. Na área também são apresentados trabalhos realizados pela comunidade, associações, cooperativas, sindicatos e ONGs, visando à divulgação do potencial científico, artístico, criativo e empreendedor dos participantes.
Durante a programação serão oferecidos mini-cursos, oficinas e palestras, ministrados por técnicos e pesquisadores da Embrapa Semiárido e outras instituições parceiras, capacitando alunos e produtores rurais em diversas áreas da produção agrícola.
A feira deve atrair os diversos segmentos do agronegócio do município, como lideranças de produtores rurais, associações, cooperativas, técnicos, pesquisadores e instituições públicas e privadas, além de estudantes e da comunidade local.