terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Primeiro Selo SIM de Casa Nova é entregue a família que faz parte do Projeto Lago de Sobradinho


A Casa do Queijo Nia Leite de Cabra, localizada em Casa Nova-BA, é uma das estruturas viabilizadas por meio do Projeto Lago de Sobradinho, gerenciado pela Embrapa Semiárido e pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com o apoio do município.

Regiane e Aldeir são os donos do negócio familiar que decolou com a ajuda do projeto. Quando decidiram trabalhar com os queijos a base de leite de cabra, o casal produzia apenas dois queijos por dia. Com as capacitações e o auxílio do projeto na construção de um ambiente próprio para a produção do queijo, área para ordenha e muitos outros espaços, Regiane e seu marido produzem hoje 12 queijos por dia.

“A participação no projeto Lago de Sobradinho foi um divisor de águas. Com a parceria da Embrapa e da Chesf, os treinamentos e o acompanhamento da propriedade, estamos crescendo a cada ano. Esse certificado veio confirmar que estamos no caminho certo”, diz Regiane.

Queijo coalho comum, com orégano, carne seca, ou banhado ao vinho estão entre a variedade dos produtos fabricados por eles no Sítio Terra Seca. O lugar recebeu, no dia 18 de janeiro, o Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que libera a rotulação e comercialização de produtos de fabricação caseira no município, dentro do padrão exigido.