sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Cartilha orienta sobre a produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares

Mata ciliar é o nome que se dá à vegetação que se desenvolve às margens dos rios, riachos, córregos, lagoas ou outros corpos d'água. Ela é importante para a proteção dos recursos hídricos, pois atua como uma barreira natural, servindo como filtro, mantendo a qualidade e a quantidade das águas, além de proteger os terrenos que ficam às suas margens.




 
Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Embrapa desenvolveu uma cartilha para orientar sobre a produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares. A produção dessas mudas é importante para a preservação dos rios, lagos e outros espaços de acúmulo de água.

O principal objetivo é oferecer ao público noções básicas sobre a produção de mudas, visando a sensibilização das populações ribeirinhas para a recomposição da mata ciliar, em especial às dos municípios baianos de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho, que fazem parte do território do São Francisco, na borda do Lago de Sobradinho.

A cartilha é mais um trabalho divulgado pelo projeto Lago de Conhecimentos, que busca disponibilizar, em versão digital, estudos sobre o ambiente do Lago de Sobradinho e as populações que ali habitam. Para mais informações, baixe aqui a publicação "Produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares"