terça-feira, 27 de novembro de 2018

Fortalecimento da pesca e piscicultura local depende da consolidação do desenvolvimento sustentável

Experiências realizadas pelo projeto Lago de Sobradinho comprovam que vários fatores são vitais na no fortalecimento da pesca e piscicultura local. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores analisou as ações de reestruturação da piscicultura nas cidades de Sobradinho e Casa Nova nas condições de estiagem prolongada, a partir das estratégias, práticas e resultados em relação a consolidação do desenvolvimento sustentável




Entre os pontos observados estão a capacidade de auto-organização local, a riqueza do capital social, o compromisso das instituições em garantir a utilização correta dos recursos materiais, a participação ativa do beneficiário e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade.

A pesquisa mostra que a transformação social em bases sustentáveis não significa somente dar valor aos aspectos ditos sociais, mas também está embasada em eixos de desenvolvimento territorial. Apesar do cenário no semiárido ser de escassez de água, o projeto favorece a permanência dos piscicultores na atividade.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável: A reestruturação da pesca e piscicultura no Projeto Lago de Sobradinho na Bahia”.