De acordo com o engenheiro agrônomo José Fernandes Neto, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), nos meses de estiagem é mais vantagem, para quem possui apiário, fornecer água de forma permanente, investir na aquisição de ingredientes e preparar a ração para suas colônias do que deixar que abandonem as caixas.
Floradas - Quando vão embora, o trabalho do apicultor redobra: terá que empreender buscas para capturar novos enxames e providenciar a limpeza das caixas onde as abelhas serão repovoadas. Isso é quase que recomeçar a criação do zero, explica o técnico da EBDA.
Isso, sem contar com um custo muito maior na compra de cera alveolada para preparar as colmeias que irão abrigar os enxames. O valor seria de R$ 30,00/Kg, que daria para colocar em, no máximo, 02 colméias.
“É um prejuízo bem maior do que teria ao investir na ração balanceada”, afirma.
Quando as caixas estão povoadas, o apicultor já consegue colher o mel um mês depois do inicio das chuvas, nas primeiras floradas das plantas da caatinga. Contudo, se ficam vazias, por vezes, vai ser preciso esperar, no mínimo, 03 meses até regularizar a produção de mel.
Por favor qual a quantidade dos ingredientes acima citados para a produção da ração para abelha? Obrigado ,
ResponderExcluirA receita está disponível neste link:
Excluirhttps://projetolagodesobradinho.blogspot.com/2017/07/blog-responde-consulta-de-leitor.html
Boa recomendação. Peço que nos ajudem ainda mais fornecendo a receita: quantidade de cada ingrediente e o processo de preparo. Muito obrigado.
ResponderExcluirJoaquim.
A receita está disponível neste link:
Excluirhttps://projetolagodesobradinho.blogspot.com/2017/07/blog-responde-consulta-de-leitor.html