segunda-feira, 13 de maio de 2013

Feno de planta nativa: garantia de boa forragem no período seco

Agricultores em dia-de-campo sobre feno de planta nativa
Uma tarefa que os criadores do semiárido precisam encarar com urgência é o armazenamento de forragem para garantir o alimento do rebanho no próximo período de seca, entre os meses de maio a dezembro . Se não tiver planta cultivada em sua propriedade, basta procurar em meio à caatinga espécies nativas que naturalmente já são consumidas pelos animais, e fazer feno com as folhas e os galhos mais finos. 

Esta orientação tem sido adotada por técnicos da Embrapa Semiárido que atuam no projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, executado em conjunto com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).

Em dois dias de campo realizados em comunidades rurais dos municípios de Remanso e de Casa Nova, os técnicos demonstraram a técnica de produzir feno com material vegetal de duas plantas nativas – favela e maniçoba – que possuem ampla distribuição pelos estados da região Nordeste. As duas, apesar do registro de chuvas abaixo da média histórica, rebrotaram suas folhas e crescem verdinhas na caatinga. 

Os dois eventos reuniram 40 agricultores.