quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Embrapa e CHESF capacitam produtores para a criação de abelhas

Aula prática de manejo de abelhas
Buscando melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no entorno da Barragem de Sobradinho, na Bahia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), está investindo na capacitação de produtores para a criação de abelhas.

O curso de apicultura foi oferecido a 37 pequenos produtores do município de Remanso. Participaram da formação tanto aqueles que já exercem a atividade como outros interessados em ingressar neste novo ramo, além de alunos de curso Técnico em Agropecuária. A capacitação já havia sido ministrada em Sobradinho, Pilão Arcado, Casa Nova e Sento Sé, somando um total de 168 participantes.

Segundo o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho, que coordena o Projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, o objetivo é capacitar e incentivar os produtores para explorar a criação de abelhas de maneira racional e adequada. Para aqueles que estão iniciando a atividade, serão oferecidos todos os meios necessários, como colmeias, macacões para apicultor e outros acessórios, além de vários equipamentos, a fim de que tenham a oportunidade de começar um negócio próprio.