segunda-feira, 3 de julho de 2017

Professora fala da parceria do projeto com o Colégio 7 de Setembro, de Sento Sé.

As equipes de profissionais do Projeto Lago de Sobradinho - tanto os pesquisadores da Embrapa Semiárido quanto os técnicos e gestores da Chesf - estão empenhadas em formalizar a doação de área para o Colégio Sete de Setembro onde disciplinas do curso de nível médio (Técnico em Agropecuária) possam dispor de estrutura de práticas pedagógicas e de experimentações agrícolas para elevar o nível de formação dos estudantes.

Em recente visita às instalações do colégio, o pesquisador Rebert Coelho Correia, e membros do Comitê de Cidadania dos Chesfianos, João Paulo Aguiar e Gustavo Ribeiro Aguiar, estiveram reunidos com a diretoria e professores  a fim de discutirem providências para a aquisição de um terreno de 2 ha vizinho ao Sete de Setembro.


Na ocasião,  Gustavo Ribeiro de Aguiar, que atualmente preside o Comitê de Cidadania dos Chesfianos, entrevistou a professora Adébora de Almeida Ribeiro sobre aspectos da parceria entre o colégio e o Projeto Lago de Sobradinho. 


Inicialmente ela comenta sobre os benefícios que acarretou para os jovens de Sento Sé essa parceria: 




Na sequência, Adébora, que era diretora do Colégio Sete de Setembro quando tiveram inicio os trabalhos conjuntos as equipes do projeto, põe em destaque a presença da Chesf e do seu Comitê da Cidadania no apoio à doação de equipamentos e treinamentos para  estruturar as práticas pedagógicas.


Por fim, ela comenta a importância do terreno para a melhoria da formação profissional dos estudantes matriculados no curso de Técnico em Agropecuária. 




Atualmente, o terreno em discussão já encontra-se totalmente cercado, dispondo de rede elétrica e com um sistema de irrigação por gotejamento já instalado. No local, sob os cuidados de professores e alunos, já se pode ver plantios de espécies alimentares e forrageiras: feijão, milho, sorgo, guandu, leucena, gliricídia, palma, atriplex, milheto, pornunça, além de fruteiras nativas.