sábado, 24 de novembro de 2018

Pesquisa analisa qualidade da água utilizada para irrigação em cidades no entorno do lago de Sobradinho

A água é um fator importante para minimizar os efeitos causados pela agricultura irrigada. A qualidade do líquido pode interferir na salinidade e permeabilidade do solo e toxidez às plantas. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores realizou estudo para avaliar a qualidade da água utilizada na irrigação no entorno do lago de Sobradinho. A pesquisa analisou períodos secos e chuvosos em 2012 nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso.



Ao todo, foram avaliados 26 pontos de coleta de água utilizada na irrigação. Os parâmetros analisados foram pH, condutividade elétrica, dureza, cálcio, sólidos totais, sódio, potássio, fósforo, nitrogênio amoniacal, turbidez e cloreto. A pesquisa constatou que a água do lago de Sobradinho apresenta boa qualidade no geral, apresentando limitação em alguns pontos apenas para o pH, condutividade e turbidez.

Esse diagnóstico é uma importante ferramenta para prevenir a salinização das áreas agrícolas e sua divulgação faz parte do projeto Lago de Conhecimentos, que busca disponibilizar em versão digital, estudos que geraram novos conhecimentos sobre o ambiente do Lago de Sobradinho e as populações que ali habitam.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região de entorno do Lago de Sobradinho”.