sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto Embrapa/Chesf prevê aumento de produção agrícola e preservação ambiental


Área cultivada com feijão    
O aumento da produtividade na agricultura e a redução dos problemas ambientais são objetivos centrais do projeto em execução pela Embrapa Semiárido e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco-Chesf, nas áreas rurais dos municípios baianos situados às margens do lago formado pela barragem de Sobradinho.

Nos próximos quatro anos, as duas instituições têm planejado estudos de cadeias produtivas e atividades de demonstração de tecnologias de baixo custo voltados para melhorar os resultados da diversificação agrícola registrada nos mais de 18.700 estabelecimentos rurais de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. A meta do projeto é atingir metade dessas propriedades. 


Planos – Para envolver mais de nove mil pequenos agricultores, os pesquisadores da Embrapa Semiárido e dirigentes da Chesf construíram um projeto recheado de inovações tecnológicas de fácil manejo pela mão-de-obra familiar e com bons resultados produtivos. Acrescentaram, a isso, uma dinâmica de execução do projeto com forte participação das instituições públicas que atuam na região e das organizações não governamentais.

De acordo com o engenheiro agrônomo Rebert Coelho Correia, pesquisador da Embrapa Semiárido, o projeto vai perseguir um desenvolvimento para os municípios interligado ao uso e conservação de recursos naturais, à potencialidade do lago, incluindo as oscilações de cheia e seca, à incorporação de novas atividades geradas pela presença do reservatório e, também, ao modelo econômico regional.

A sua importância está baseada na interação entre pesquisadores, extensionistas, agricultores familiares e pescadores organizados nas comunidades, afirma.


Parceria para o desenvolvimento de produtores rurais e pescadores


Barragem de Sobradinho, na Bahia
A competência técnica e a responsabilidade social das instituições enfrentam o desafio de promover o aumento da produtividade agrícola, da melhoria na qualidade de vida e de manter preservado o meio ambiente nas comunidades rurais dos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. 
Agricultores familiares e pescadores, em interação com pesquisadores e extensionistas, vão ser beneficiados com atividades de transferência de tecnologias apropriadas para os sistemas de produção agrícolas. 
Em 14 planos de ação, levará ao território formado no entorno do Lago de Sobradinho um grande programa público de capacitação de homens e mulheres que vivem da agricultura e da pesca.
Nos cinco anos previstos para sua execução (2010/2015) o projeto realizará atividades ligadas à olericultura (cebola, melão e melancia), a bovinocultura (leite e carne), caprino e ovinocultura, piscicultura, apicultura, fruticultura de sequeiro, cultivos alimentares (milho, feijão-caupi e mandioca), recuperação de mata ciliar, indicadores de desenvolvimento sustentável e beneficiamento de produtos da agricultura familiar (carne, leite, mandioca e frutas), além de estudos das cadeias produtivas de três atividades agrícolas relevantes na região: apicultura, criação caprina e ovina e piscicultura.
Com base em métodos participativos, o projeto tem metas ambiciosas para o crescimento econômico regional.