sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Publicações apresentam conhecimentos visando o desenvolvimento sustentável no entorno do Lago de Sobradinho

Tendo como objetivo central promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais do entorno da Barragem de Sobradinho, o Projeto Lago de Sobradinho, desenvolvido pela Embrapa e Chesf ao longo de oito anos, realizou uma série de estudos que geraram novos conhecimentos sobre aquele ambiente e as populações que ali habitam. 


Esses conhecimentos vêm sendo divulgados por meio de publicações técnicas e científicas que, a partir de agora, o Projeto disponibiliza em versão digital a todos que se interessarem em aprofundar os conhecimentos sobre os temas tratados. Os estudos foram realizados pela equipe do projeto, que envolve profissionais multidisciplinares e de diferentes instituições. As publicações abordam temas diversos, como a qualidade do solo, cultivo de melão, cebola e melancia, criação de abelhas, enriquecimento da Caatinga, produção de forragens, entre outros.
 
Abrindo a série Lago de Conhecimentos, trazemos um estudo sobre os impactos socioeconômicos da introdução de tecnologias de baixo custo em propriedade familiar da comunidade rural de São Bento, localizada em Remanso (BA), no território do Lago de Sobradinho.
 
Na unidade produtiva familiar denominada Sitio Jirau, foi implantado pela Embrapa um Campo de Aprendizagem Tecnológica (CAT), onde foram testadas tecnologias relacionadas ao manejo racional dos rebanhos caprino e ovino e a fabricação de queijo a partir do leite de cabra. Os dados estudados foram coletados por meio de diagnósticos envolvendo os aspectos agrários e agrícolas dessa propriedade e foram analisados de forma qualitativa e quantitativa no procedimento de comparatividade entre os sistemas produtivos tradicionalmente utilizados e os recomendados pela pesquisa.

 
O conjunto de tecnologias implantadas no CAT para dar maior suporte alimentar aos rebanhos, notadamente o caprino com aptidão para produção de leite, foram: implantação da palma orelha de elefante, da leucena, do sorgo e da gliricídia. Com referência ao processo de fabricação do queijo de leite de cabra, a atividade implementada foi a pasteurização do leite. Os resultados da pesquisa revelaram que as tecnologias introduzidas produziram significativos impactos sociais e econômicos positivos, proporcionando expressivo aumento da renda agrícola na unidade produtiva estudada e consequente melhoria na qualidade de vida do produtor.
 
Para mais informações, baixe aqui a publicação “Avaliação de impactos socioeconômicos de tecnologias de baixo custo em unidade produtiva familiar na comunidade rural de São Bento, no Território do Lago de Sobradinho – BA”.