sábado, 5 de novembro de 2011

Eventos buscam evitar “efeito sanfona” na pecuária

Pesquisador mostra alternativas forrageiras
No Semiárido brasileiro, um desafio que urge para os criadores de caprinos, ovinos e bovinos é evitar que seus animais vivam ano após ano sob o “efeito sanfona”: engordam na época de chuva se fartando da variedade de plantas nativas com qualidades forrageiras; e emagrecem na seca, de um jeito que, enfraquecidos, correm risco de morte se não forem socorridos com ração comprada por seus proprietários.

A solução para este fenômeno, que põe para baixo a produtividade dos sistemas de criação  e empobrece o agricultor, é uma das principais metas do projeto que reúne a Embrapa Semiárido, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf, prefeituras e outras organizações que atuam em cinco municípios no entorno do lago formado pela barragem de Sobradinho: Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

Aprendizagem – Uma estratégia em uso é a implantação de áreas para demonstração de tecnologias distribuídas por várias comunidades dos cinco municípios. Até o momento foram instaladas 43 dessas áreas, chamadas de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs), com pastagens cultivadas, bancos de proteína de leucena e gliricídia e melancia forrageira.

Nestes espaços físicos, os pesquisadores e técnicos das instituições envolvidas no projeto realizam eventos que reúnem agricultores e servem como pontos de irradiação de inovações técnicas para outras propriedades. Ao todo, em pouco mais de um ano de execução do projeto, cerca de 540 criadores estiveram presentes a atividades como dias de campo e cursos.