terça-feira, 8 de outubro de 2019

Apostila destaca atividades econômicas com caprinos e ovinos

A caprinocultura e a ovinocultura atuam com destaque no agronegócio brasileiro, e para consolidar esse papel relevante é necessário desenvolver e oferecer produtos de qualidade ao mercado, sendo os animais vivos ou em situação de itens já processados.
Foto: Marcelino Ribeiro
Para a segunda opção, o ideal é que seja usado para abate um animal saudável, com bom desenvolvimento corporal e jovem (entre 5 meses e 1 ano de idade) . Essa idade é a mais indicada pois nesse período a carne tem todas as qualidades de textura e sabor, sua carne se torna mais macia e suculenta, sem o tal "cheiro" de bode derivado de um hormônio do animal, que com o passar do tempo vai ficando mais forte.

 O transporte dos caprinos e ovinos deve ser feito em veículos que ofereçam conforto e segurança para os animais. Eles devem estar em jejum e descansar pelo menos 24 horas antes do abate. Para quem vai fazer todo o processo, é essencial a higiene pessoal e também dos equipamentos.

Os resíduos gerados durante ou pelo processo em geral devem ser mantidos em recipientes fechados e identificados, distante da área do processo, e devem ser descartadas diariamente.
  
A apostila traz ainda dicas do pós-abate, como a  conservação das carnes, armazenamento, rotulagem, e também dispõe de receitas com ingredientes e modo de preparo para quem quiser aprender a usar as carnes caprinas ou ovinas na produção de alimentos como almôndegas, linguiças, espeto, kibe e kafta (uma espécie de bolo de carne muito conhecida na culinária árabe).

Saiba mais sobre essas e outras informações aqui na apostila "Processamento de carnes de caprinos e ovinos". A publicação faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.