sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Cartilha orienta sobre a produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares

Mata ciliar é o nome que se dá à vegetação que se desenvolve às margens dos rios, riachos, córregos, lagoas ou outros corpos d'água. Ela é importante para a proteção dos recursos hídricos, pois atua como uma barreira natural, servindo como filtro, mantendo a qualidade e a quantidade das águas, além de proteger os terrenos que ficam às suas margens.




 
Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Embrapa desenvolveu uma cartilha para orientar sobre a produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares. A produção dessas mudas é importante para a preservação dos rios, lagos e outros espaços de acúmulo de água.

O principal objetivo é oferecer ao público noções básicas sobre a produção de mudas, visando a sensibilização das populações ribeirinhas para a recomposição da mata ciliar, em especial às dos municípios baianos de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé e Sobradinho, que fazem parte do território do São Francisco, na borda do Lago de Sobradinho.

A cartilha é mais um trabalho divulgado pelo projeto Lago de Conhecimentos, que busca disponibilizar, em versão digital, estudos sobre o ambiente do Lago de Sobradinho e as populações que ali habitam. Para mais informações, baixe aqui a publicação "Produção de mudas nativas para o reflorestamento de matas ciliares"

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Fortalecimento da pesca e piscicultura local depende da consolidação do desenvolvimento sustentável

Experiências realizadas pelo projeto Lago de Sobradinho comprovam que vários fatores são vitais na no fortalecimento da pesca e piscicultura local. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores analisou as ações de reestruturação da piscicultura nas cidades de Sobradinho e Casa Nova nas condições de estiagem prolongada, a partir das estratégias, práticas e resultados em relação a consolidação do desenvolvimento sustentável




Entre os pontos observados estão a capacidade de auto-organização local, a riqueza do capital social, o compromisso das instituições em garantir a utilização correta dos recursos materiais, a participação ativa do beneficiário e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade.

A pesquisa mostra que a transformação social em bases sustentáveis não significa somente dar valor aos aspectos ditos sociais, mas também está embasada em eixos de desenvolvimento territorial. Apesar do cenário no semiárido ser de escassez de água, o projeto favorece a permanência dos piscicultores na atividade.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável: A reestruturação da pesca e piscicultura no Projeto Lago de Sobradinho na Bahia”.

sábado, 24 de novembro de 2018

Pesquisa analisa qualidade da água utilizada para irrigação em cidades no entorno do lago de Sobradinho

A água é um fator importante para minimizar os efeitos causados pela agricultura irrigada. A qualidade do líquido pode interferir na salinidade e permeabilidade do solo e toxidez às plantas. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores realizou estudo para avaliar a qualidade da água utilizada na irrigação no entorno do lago de Sobradinho. A pesquisa analisou períodos secos e chuvosos em 2012 nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso.



Ao todo, foram avaliados 26 pontos de coleta de água utilizada na irrigação. Os parâmetros analisados foram pH, condutividade elétrica, dureza, cálcio, sólidos totais, sódio, potássio, fósforo, nitrogênio amoniacal, turbidez e cloreto. A pesquisa constatou que a água do lago de Sobradinho apresenta boa qualidade no geral, apresentando limitação em alguns pontos apenas para o pH, condutividade e turbidez.

Esse diagnóstico é uma importante ferramenta para prevenir a salinização das áreas agrícolas e sua divulgação faz parte do projeto Lago de Conhecimentos, que busca disponibilizar em versão digital, estudos que geraram novos conhecimentos sobre o ambiente do Lago de Sobradinho e as populações que ali habitam.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região de entorno do Lago de Sobradinho”.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Estudo analisa cadeia produtiva do mel no entorno do Lago de Sobradinho

O território do entorno do Lago de Sobradinho desponta como uma região propícia para o desenvolvimento da apicultura por conta do pasto apícola abundante e o clima favorável para a criação de abelhas. Em mais um estudo divulgado pela série Lago de Conhecimentos, trazemos a pesquisa sobre a cadeia produtiva do mel do território da borda do Lago de Sobradinho.

Com o objetivo de identificar as potencialidades da criação de abelhas e incrementar a atividade apícola na região, o estudo busca identificar toda a cadeia produtiva, caracterizando os produtos apícolas no que diz respeito ao controle de qualidade, armazenamento, transporte e processamento e principais agentes envolvidos. A pesquisa também analisa a geração de renda da atividade para os municípios que compõem o território e identifica algumas questões relevantes para atender o mercado exportador.



Na conclusão, são apresentadas proposições que podem dinamizar essa cadeia produtiva. A pesquisa avalia que a atividade apícola na região registra menor custo de implantação e manutenção, melhor relação custo/benefício, além de apresentar um menor risco de comercialização. A produção, se operacionalizada de forma adequada, gera renda e melhora a qualidade de vida da população rural do território.

Para mais informações, baixe aqui a publicação “Cadeia produtiva do mel do território da borda do lago de Sobradinho, no Estado da Bahia”.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Publicações apresentam conhecimentos visando o desenvolvimento sustentável no entorno do Lago de Sobradinho

Tendo como objetivo central promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais do entorno da Barragem de Sobradinho, o Projeto Lago de Sobradinho, desenvolvido pela Embrapa e Chesf ao longo de oito anos, realizou uma série de estudos que geraram novos conhecimentos sobre aquele ambiente e as populações que ali habitam. 


Esses conhecimentos vêm sendo divulgados por meio de publicações técnicas e científicas que, a partir de agora, o Projeto disponibiliza em versão digital a todos que se interessarem em aprofundar os conhecimentos sobre os temas tratados. Os estudos foram realizados pela equipe do projeto, que envolve profissionais multidisciplinares e de diferentes instituições. As publicações abordam temas diversos, como a qualidade do solo, cultivo de melão, cebola e melancia, criação de abelhas, enriquecimento da Caatinga, produção de forragens, entre outros.
 
Abrindo a série Lago de Conhecimentos, trazemos um estudo sobre os impactos socioeconômicos da introdução de tecnologias de baixo custo em propriedade familiar da comunidade rural de São Bento, localizada em Remanso (BA), no território do Lago de Sobradinho.
 
Na unidade produtiva familiar denominada Sitio Jirau, foi implantado pela Embrapa um Campo de Aprendizagem Tecnológica (CAT), onde foram testadas tecnologias relacionadas ao manejo racional dos rebanhos caprino e ovino e a fabricação de queijo a partir do leite de cabra. Os dados estudados foram coletados por meio de diagnósticos envolvendo os aspectos agrários e agrícolas dessa propriedade e foram analisados de forma qualitativa e quantitativa no procedimento de comparatividade entre os sistemas produtivos tradicionalmente utilizados e os recomendados pela pesquisa.

 
O conjunto de tecnologias implantadas no CAT para dar maior suporte alimentar aos rebanhos, notadamente o caprino com aptidão para produção de leite, foram: implantação da palma orelha de elefante, da leucena, do sorgo e da gliricídia. Com referência ao processo de fabricação do queijo de leite de cabra, a atividade implementada foi a pasteurização do leite. Os resultados da pesquisa revelaram que as tecnologias introduzidas produziram significativos impactos sociais e econômicos positivos, proporcionando expressivo aumento da renda agrícola na unidade produtiva estudada e consequente melhoria na qualidade de vida do produtor.
 
Para mais informações, baixe aqui a publicação “Avaliação de impactos socioeconômicos de tecnologias de baixo custo em unidade produtiva familiar na comunidade rural de São Bento, no Território do Lago de Sobradinho – BA”.