terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Estudo analisa a fertilidade do solo em Remanso-BA
A região do Submédio São Francisco vem sendo alterada de forma intensa nos últimos anos. O
desenvolvimento, principalmente de atividades agrícolas, proporciona o crescimento econômico, mas também colabora para que haja a degradação da qualidade do solo. Com o intuito de contribuir para a sustentabilidade da atividades do entorno do lago de Sobradinho, pesquisadores de diversas instituições analisaram a fertilidade de duas propriedades rurais no município de Remanso-BA.
Em cada propriedade analisada, foi aberta uma trincheira na qual se realizou a descrição e a caracterização do solo. Com as amostras de solos de cada perfil foram realizadas em laboratório as análises físicas e químicas. O estudo mostrou que os solos avaliados apresentavam baixa fertilidade e que são necessárias práticas de conservação que contribuam com o aumento da matéria orgânica a fim de melhorar sua qualidade química e física.
A retirada da vegetação natural e a adoção de práticas de cultivos impróprias para a região, comprometem a qualidade física, química e biológica dos solos. Por isso, é importante o levantamento e monitoramento das consequências que as mais diversas atividades desenvolvidas podem trazer.
Para mais informações sobre o estudo, clique aqui para ler o artigo "Fertilidade de Solos Localizados no Entorno do Lago de Sobradinho, Município", que faz parte da série Lago de Conhecimentos.
Assinar:
Postagens (Atom)