terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Primeiro Selo SIM de Casa Nova é entregue a família que faz parte do Projeto Lago de Sobradinho


A Casa do Queijo Nia Leite de Cabra, localizada em Casa Nova-BA, é uma das estruturas viabilizadas por meio do Projeto Lago de Sobradinho, gerenciado pela Embrapa Semiárido e pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com o apoio do município.

Regiane e Aldeir são os donos do negócio familiar que decolou com a ajuda do projeto. Quando decidiram trabalhar com os queijos a base de leite de cabra, o casal produzia apenas dois queijos por dia. Com as capacitações e o auxílio do projeto na construção de um ambiente próprio para a produção do queijo, área para ordenha e muitos outros espaços, Regiane e seu marido produzem hoje 12 queijos por dia.

“A participação no projeto Lago de Sobradinho foi um divisor de águas. Com a parceria da Embrapa e da Chesf, os treinamentos e o acompanhamento da propriedade, estamos crescendo a cada ano. Esse certificado veio confirmar que estamos no caminho certo”, diz Regiane.

Queijo coalho comum, com orégano, carne seca, ou banhado ao vinho estão entre a variedade dos produtos fabricados por eles no Sítio Terra Seca. O lugar recebeu, no dia 18 de janeiro, o Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que libera a rotulação e comercialização de produtos de fabricação caseira no município, dentro do padrão exigido. 



segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Material informa a composição do mel e as boas práticas na sua colheita

O mel é produzido pelas abelhas melíferas e abelhas sem ferrão a partir do néctar coletado nas flores. No processo, as abelhas acrescentam substâncias glandulares (enzimas), que possibilitam a modificação dos açúcares, e em seguida desidratam o néctar.

Foto: Marcelino Ribeiro
Como as abelhas visitam muitas plantas, há diferentes tipos de méis, mas em modo geral, os méis são ricos em açúcares (principalmente glicose e frutose),algumas vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e pequena quantidade de aminoácidos.

Por ser usado como alimento, é essencial que o mel seja produzido de forma segura. Para não oferecer riscos à saúde dos consumidores, o produtor pode seguir às Boas Práticas de Fabricação (BPF).

As BPFs que devem ser feitas pelo coletor se baseiam em lavar muito bem as mãos em água corrente e sabão, utilizar touca,máscara e luvas cirúrgicas descartáveis. Além disso, o mel deve ser colhido em área fechada, para evitar exposição à poeira, pelos de animais ou qualquer outro tipo de sujeira e contaminações trazidas pelo vento ou pela exposição ao ar.

Para conhecer mais das boas práticas de fabricação acesse aqui o manual "Boas Práticas na Colheita de Mel de Abelhas sem Ferrão". O material faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.