quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Semana Itinerante divulga tecnologias de convivência com o Semiárido




Começa dia 10 (segunda-feira), em Pilão Arcado (BA), e se estende até dia 14 de novembro (sexta-feira), em Sento Sé (BA), as comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar programadas pela Embrapa Semiárido e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) nos municípios localizados às margens do lago formado pela Barragem de Sobradinho, no rio São Francisco. Os eventos acontecem, na sequência, em Remanso (11), Casa Nova (12) e Sobradinho (13).
Em cada cidade, as duas instituições “desembarcam” uma equipe composta por 25 pesquisadores, professores e técnicos, especialistas em quatro temas de importância econômica e agrícola nessa região: produção animal e cultivos alimentares, agricultura em área irrigada e código florestal, fruteiras nativas e beneficiamento, e apicultura e meliponicultura. Os temas serão desdobrados em 16 palestras que acontecerão diariamente e de forma simultânea.

Acesso - A Embrapa e a CHESF já atuam nesses municípios baianos desde o ano de 2010 por meio do Projeto Lago de Sobradinho. Apoiado pelas prefeituras e órgãos do Governo da Bahia nas áreas de pesquisa e extensão rural, e de meio ambiente, põe em prática atividades de treinamento, capacitações e demonstrações de tecnologias dos 14 planos de ação do Projeto que pretende superar problemas estruturais da agropecuária local: a pequena apropriação de tecnologias, as baixas produtividades e a degradação dos recursos naturais.
Com a Semana Itinerante, as duas instituições buscam integrar mais agricultores às inovações em áreas como caprinovinocultura, fruticultura de sequeiro, agricultura irrigada e recuperação de mata ciliar. Aos que se inscreverem para as palestras, os organizadores irão distribuir sementes e publicações informativas sobre tecnologias para a convivência com o semiárido.
Sementes do milho Sertanejo, dos feijões Pujante e Maratoã, dos sorgos Ponta Negra e IPA 1011, e de melancia forrageira estão embalados em sacos de 100 gramas para serem entregues no ato da inscrição. Neste momento, os organizadores ainda fornecerão cerca de 15 mil estacas de gliricídia.
Esta iniciativa se soma a outras já em andamento para expandir o acesso a esses materiais adaptados ao ambiente quente e seco e melhorar a estrutura de produção das propriedades. De palma, por exemplo, já foram entregues mais de 104 mil mudas da variedade Orelha de Elefante que é resistente à praga Cochonilha do Carmim.
Neste ano, assim que começar o período das chuvas, cerca de 80 mil mudas de espécies forrageiras permanentes (leucena e gliricídia) e 21 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo deverão ser doadas aos agricultores e às suas associações.  
De acordo com o pesquisador da Embrapa Semiárido e coordenador do Projeto, Rebert Coelho Correia, a idéia é provocar os agricultores e avaliarem o potencial produtivo desses materiais e estimular a sua multiplicação para ampliar a área de cultivo nas suas propriedades. “Mesmo com a seca intensa dos últimos três anos, registramos muito resultados importantes em atividades agrícolas das áreas de sequeiro como a adoção de práticas de conservação de forragens, ou de manter um esquema de ofertar água e alimentos para as abelhas no período sem chuvas”.
A Semana Itinerante será um momento para divulgar tecnologias e produtos trabalhados pela equipe do Projeto Lago de Sobradinho. “Vamos integrar ciência e tecnologia aos conhecimentos dos agricultores e estabelecer, assim, um grande debate sobre as alternativas de desenvolvimento sustentável para a região”, afirma Rebert.  
Na realização da Semana Itinerante, a Embrapa Semiárido e a CHESF têm o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Bahia Pesca, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Codevasf e o Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Borda do Lago de Sobradinho.  

A programação pode ser conferida no endereço abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião, sugestões e/ou dúvidas. Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e, em breve, retornaremos a sua mensagem.