sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Folheto traz dicas para enriquecimento da Caatinga

imagem
Pé de Umbuzeiro florido na Caatinga.
Foto: Marcelino Ribeiro

Na zona semiárida do Nordeste, o bioma predominante é a Caatinga. Com uma diversidade de cerca de 1500 espécies registradas a vegetação da Caatinga vem sofrendo, por diversas causas, alguns processos de alteração.

Buscando uma alternativa para enriquecer novamente a Caatinga e que também possa gerar renda a população de forma sustentável, a Caderneta de Poupança Verde do meio rural propôs a solução: plantar mudas de umbuzeiro.

O umbuzeiro é uma espécie que possui várias formas de aproveitamento. Seu fruto pode ser consumido in natura, ou como polpa, sorvete, calda, e até como pastejo para caprinos e ovinos. Apesar de tantas opções de uso, a distribuição dessa cultura, por hectares, é relativamente baixa.

Para fazer o processo de enriquecimento do bioma, o ideal é que as mudas de umbuzeiro sejam cultivadas em trilhas abertas pela vegetação da Caatinga, com distâncias de 20m. Além disso, é importante levar em conta o período de abertura dessas trilhas, o preparo e a abertura das covas, e quando realizar o plantio das mudas.

As informações completas estão disponíveis aqui no material "Enriquecimento da Caatinga com umbuzeiros: caderneta de poupança verde do meio rural para agricultura familiar", que faz parte da série Lago de Conhecimentos, do Projeto Lago de Sobradinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião, sugestões e/ou dúvidas. Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e, em breve, retornaremos a sua mensagem.