quinta-feira, 22 de maio de 2014

Embrapa Semiárido fez reunião para planejar as próximas ações do Projeto Lago de Sobradinho

Reunião avaliou os trabalhos já executados pelo Projeto
Representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) participaram de reunião na Unidade de Petrolina (PE) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com o intuito de acompanhar o planejamento das ações do Projeto Lago de Sobradinho para o segundo semestre de 2014. No encontro, realizado na última terça-feira (20), também foi feito um balanço das atividades executadas desde o início do Projeto, em 2010.
Além dos técnicos que atuam nos municípios baianos de Casa Nova, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado e Sobradinho, estiveram presentes estagiários, analistas, gestores, pesquisadores e outros integrantes que contribuem com os trabalhos de desenvolvimento agropecuário. O coordenador do Projeto na Embrapa, Rebert Coelho, destacou que durante a apresentação dos resultados preliminares houve superação de metas previstas. A quantidade de cursos, palestras, dias de campo, visitas técnicas, implantação de unidades demonstrativas de tecnologias e até o volume de produções científicas ultrapassou os números previstos pela equipe.
A funcionária da CHESF Marileide Luna Brasil, que atua na área de responsabilidade social, demonstrou o seu encantamento pela apropriação das tecnologias de sequeiro e irrigação por parte dos agricultores.  Um dos exemplos é aquele realizado no Plano de Hortaliças com a redução do uso de água e agrotóxicos nos cultivos de importância econômica para a região: cebola, melão e melancia.
Ela sugeriu ainda que a equipe responsável pelo Projeto deve não apenas reunir dados quantitativos, mas também, monitorar as mudanças provocadas pelas ações, para que o grupo possa definir indicadores sociais e compreender melhor quais são os benefícios do Projeto para a população das áreas rurais.
Os próximos objetivos são priorizar as inciativas que estão otimizando os resultados dos 14 Planos de Ação e buscar atender aos pedidos dos produtores rurais.  Os técnicos, que são funcionários dos municípios de abrangência do Projeto, explicaram que há pedidos para realizar novos cursos de apicultura, beneficiamento de produtos agropecuários, armazenamento e conservação de forragens, e ainda, sobre o manuseio dos insumos químicos.
A partir das discussões do grupo foram estabelecidas as atividades mensais que serão desenvolvidas até o final do ano. O gestor do projeto pela CHESF, Rodolfo Cavalcanti, afirmou que os trabalhos ainda serão executados por mais dois anos: “a prorrogação do prazo se deve, não somente à seca ocorrida nos últimos dois anos, mas também à superação das expectativas do Projeto”.
Na quarta-feira (21), os representantes da CHESF acompanharam ainda algumas das ações já realizadas no município de Sobradinho.

Créditos
Texto: Luna Layse e Marcelino Ribeiro
Foto: Luna Layse - Estagiária/Jornalismo

Contatos:
semiarido.imprensa@embrapa.br
(87) 3866-3734

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião, sugestões e/ou dúvidas. Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e, em breve, retornaremos a sua mensagem.